Guia MICHELIN Espanha & Portugal 2021 apresenta a sua nova seleção de Estrelas
Numa exclusiva gala digital, transmitida a partir da Porta do Sol de Madrid, a MICHELIN revelou a seleção de 2021 do Guia MICHELIN Espanha & Portugal, a qual inclui 3 novos restaurantes com duas Estrelas MICHELIN, e 21 que conquistam a sua primeira Estrela, além de incorporar uma nova distinção, a Estrela Verde MICHELIN.
A Michelin apresenta a nova seleção de 2021 do Guia MICHELIN Espanha & Portugal, em que 3 restaurantes acedem, com honras, à categoria de duas Estrelas MICHELIN. Trata-se do Bo.TiC, em Corçà, liderado pelo chef Albert Sastregener; do Cinc Sentits, em Barcelona, dirigido pelo chef Jordi Artal; e do restaurante Culler de Pau, em O Grove, onde o chef Javier Olleros deixa a sua marca atrás dos fogões. Ao mesmo tempo, 21 estabelecimentos recebem a sua primeira Estrela, 53 são acrescentados aos restaurantes que contam com a distinção Bib Gourmand, e 21 recebem a nova Estrela Verde MICHELIN.
A nova seleção foi desvendada na Gala do Guia MICHELIN, evento digital transmitido em direto, e em sinal aberto, a partir da Real Casa de Correos, na Porta do Sol de Madrid. Uma emocionante e emotiva Gala, que representou a etapa final da “Viagem até às Estrelas”, iniciada no passado dia 16 de novembro, com o arranque de uma exclusiva plataforma de conteúdos. Ao longo de cinco episódios, a Michelin prestou a sua particular homenagem ao sector da restauração, e deu a conhecer ao público alguns dos restaurantes com Estrelas MICHELIN da capital espanhola, cidade anfitriã da Gala. Os aficionados e amantes da gastronomia puderam, ainda, conhecer mais profundamente as origens do Guia MICHELIN, e assistir ao debate em que os 11 chefs dos restaurantes espanhóis com três Estrelas MICHELIN se reuniram para partilhar a sua visão sobre o sector e sobre o papel do Guia MICHELIN.
“O trabalho realizado pelos Inspetores em Espanha e Portugal deu os seus frutos e surpreendeu-nos, pois, sendo um ano tão complicado para a hotelaria, continuámos a encontrar jovens valores e pratos inovadores que, cada vez mais baseados no produto local ou de proximidade, são capazes de oferecer-nos um autêntico prazer gastronómico”, referiu Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN. “Esta singular simbiose entre sangue novo e cozinheiros consagrados repercute-se, de forma positiva, nas possibilidades que se abrem aos amantes da boa mesa, que vão confirmar como os chefs mais jovens, excelentemente preparados depois de formados em grandes casas, defendem um regresso às origens. Por seu turno, fica evidente o compromisso que todos estão a assumir com a sustentabilidade, conceito em óbvia e lógica evolução”.
3 novos restaurantes com duas Estrelas MICHELIN e 21 estabelecimentos obtêm a sua primeira Estrela
Nesta edição, 3 estabelecimentos impressionaram os inspetores pela sua excecional cozinha, o que lhes permitiu ascender à categoria de duas Estrelas MICHELIN.
NO Bo.TiC (Corçà, Girona), instalado numa antiga fábrica de carruagens, o chef Albert Sastregener defende umas elaborações criativas de enorme nível técnico, respeitadoras da tradição, mas fiéis, sobretudo, ao conseguirem nitidez em cada sabor.
No Cinc Sentits (Barcelona), Jordi Artal propõe aos seus clientes uma peculiar rota pela história da sua família, exaltando os sabores da moderna cozinha catalã com o auxílio de pequenos produtores de confiança.
No restaurante Culler de Pau (O Grove, Pontevedra), por seu turno, regressa-se, através do chef Javier Olleros, a uma cozinha “km 0” concebida com sentimento pelo meio ambiente; o seu objetivo é, não só, cozinhar recorrendo ao meio envolvente, como recuperá-lo através de um diálogo contínuo com os produtores próximos.
A seleção de restaurantes com uma Estrela MICHELIN também continua a crescer nesta seleção de 2021, com um bom leque de novos estabelecimentos, 19 em Espanha e 2 em Portugal. Todos eles seduziram os inspetores com a sua criatividade e com a paixão que se esconde por detrás de cada prato.
Os restaurantes que alcançaram esta distinção em Espanha são: Ambivium (Peñafiel, Valladolid), Amelia (Donostia / San Sebastián), Atempo (Sant Julià de Ramis, Girona), Baeza & Rufete (Alacant), Béns d’Avall (Sóller / Mallorca), Callizo (Aínsa, Huesca), DINS Santi Taura (Palma / Maiorca), Eirado (Pontevedra), En la Parra (Salamanca), Espacio N (Esquedas, Huesca), L’Aliança 1919 d’Anglès (Anglès, Girona), La Salita (Valência), Miguel González (Pereiro de Aguiar, Ourense), Mu•na (Ponferrada, León), Odiseo (Múrcia), Quatre Molins (Cornudella de Montsant, Tarragona), Raíces-Carlos Maldonado (Talavera de la Reina, Toledo), Saddle (Madrid) e Silabario (Vigo).
Em Portugal, os 2 novos restaurantes reconhecidos com uma Estrela MICHELIN são o 100 Maneiras e o Eneko Lisboa, ambos na capital lusa.
53 novos restaurantes Bib Gourmand e 21 com a nova Estrela Verde MICHELIN
Além dos restaurantes galardoados com Estrelas MICHELIN, a distinção Bib Gourmand aumenta nesta seleção de 2021, pondo em evidência que estamos perante um grande ano, ao incluir 53 novidades (47 em Espanha, 5 em Portugal e 1 em Andorra). Desde 1996, esta distinção reconhece estabelecimentos que se destacam por uma muito favorável relação qualidade/preço.
Por fim, alinhado com a luta global por um mundo mais sustentável, o Guia MICHELIN posiciona-se e reconhece os restaurantes e chefs particularmente comprometidos com a defesa do meio ambiente através da sua nova distinção, a Estrela Verde MICHELIN, que visa premiar o esforço destes estabelecimentos e fazer eco das melhores práticas gastronómicas no âmbito da sustentabilidade. Nesta edição do Guia MICHELIN Espanha & Portugal 2021, são 21 os restaurantes distinguidos com a Estrela Verde MICHELIN pelo seu esforço no fomentar das práticas sustentáveis no sector.
O Guia MICHELIN Espanha & Portugal 2021 em números:
• 11 restaurantes com três Estrelas MICHELIN
• 38 restaurantes com duas Estrelas MICHELIN (3 novos)
• 203 restaurantes com uma Estrela MICHELIN (21 novos)
• 300 restaurantes Bib Gourmand (53 novos)
• 880 restaurantes “O Prato MICHELIN” (105 novos)
• 21 restaurantes Estrela Verde MICHELIN (nova distinção)