Quem Somos
Uma equipa de sucesso, bate a um só coração.
Inaugurado em 2006, é uma verdadeira homenagem à cidade de Tavira e à magia da zona histórica desta região algarvia.
O Chef Luís Brito procura afirmar na gastronomia contemporânea portuguesa as suas raízes, mas também as vivências adquiridas pelo Mundo, no seu contacto com povos, culturas, cores e os aromas, mas acima de tudo os sabores… os quais estão representados de forma indelével nos seus pratos de autor.
A abordagem diferenciadora com que criou todo o conceito do Restaurante “A Ver Tavira” é um apelo aos sentidos, uma experiência gastronómica única!
Natural de Santa Clara-A-Nova (Almodôvar), iniciou o seu percurso na cozinha em 1989, quando ingressou na Escola de Hotelaria de Faro, tendo-se formado em cozinha e pastelaria. Começou a sua digressão profissional como cozinheiro, passando por vários restaurantes e hotéis na região do Algarve e assumindo o papel de Subchefe Executivo do Hotel Alfamar, um dos maiores hotéis à época no Algarve.
Liderou as cozinhas de inúmeros grupos como o Petchey, o Starwood ou o CS Madeira Atlantic. Pelo meio, passou ainda pelo SENAC, Escola superior de Hotelaria e Turismo do Brasil em São Paulo, Escola de Hotelaria e Turismo de Faro e ainda por Angola, enquanto Chefe Executivo do Hotel Nempanzu.
A sua vasta experiência, complementada por uma inteligência emocional acutilante, tem lhe granjeado reconhecimento e notoriedade ao longo de 30 anos de carreira, repletos de amizades e vivências únicas.
Luís Brito já foi jurado de vários concursos em Portugal e no estrangeiro, bem como orador convidado no Congresso dos Cozinheiros 2006.
Hoje, a liderar o seu próprio projeto no “A Ver Tavira”, já conquistou várias distinções, como o Certificado de Excelência do TripAdvisor em 2018 e as Recomendações no Guia Michelin e na Boa Cama Boa Mesa de 2019 a 2021.
Natural de Manteigas Serra da Estrela (Guarda), iniciou o seu percurso como empregada de sala em 1990, quando ingressou nas Pousadas de Portugal, passando por vários restaurantes e hotéis na região.
Em 2004 tornou-se Subchefe sala bar, nos navios princess cruises, um dos maiores desafios da sua carreira profissional, e que lhe permitiu uma digressão profissional pelo mundo. Absorveu culturas, costumes e criou laços de amizade intemporais.
Em Portugal, colaborou com restaurantes de estrela Michelin e em varios hotéis nomeadamente, Hotel Bom Jesus de Braga, Sheraton Porto Hotel and spa, Restaurante Pedro Lemos no Porto Casa de Chá do Boa nova em Leça da Palmeira, DOP Porto e Hotel Teatro Designer.
Em terras algarvias, chefiou um dos Restaurantes do Hotel Salgados palace “Grupo NAU” passou ainda pelo Restaurante Bela Vista no Hotel Bela Vista da Relais châteaux , seguindo-se o Restaurante São Gabriel na Quinta do Lago Almancil.
A sua paixão pelo Vinho e pelo “pairing” materializou-se no curso de escanção da escola de Hotelaria e Turismo de Faro, seguindo-se o WSET nível 2 no Saber do vinho.
A sua formação culmina com o assumir do cargo de Maitre Sommelier no Restaurante “A Ver Tavira”.
Natural de Olhão, emigrou cedo com os seus pais para a Alemanha onde permaneceu até á entrada na adolescência. Aos 17 anos iniciou o seu percurso profissional no Marina Hotel em Vilamoura, passando por um cargo de Chefe de Sala aos 21 anos no antigo hotel Santa Maria em Faro, tendo de seguida embarcado no desafiante mundo dos navios de cruzeiro na empresa Royal Caribbean. Ao longo de três anos pode aplicar todas as suas capacidades inatas de comunicação, e aprimorar a sua atenção ao detalhe e à excelência no atendimento. Passou por varias experiencias em unidades hoteleiras, Monte da Quinta, Hotel Faro, entre outros, onde foi procurando sempre ter contacto com os diversos “terroirs ” do Mundo, potenciando a sua formação na área dos Vinhos. Adquiriu competências na área de recrutamento e seleção para a hotelaria na empresa Talenter, ingressando mais tarde no Conrad Hotel como empregado de mesa, “room service”, em 2017. Mas foi quando ingressou no projeto do restaurante Gusto com estrela Michelin que soube que o conceito de “fine dining” era onde queria estar.
Hoje entrega a equipa do A Ver Tavira onde partilha com mestria todo o seu conhecimento. Criar um espaço de experiências únicas e surpreender todos os que nos visitam, será sempre o seu principal foco.
Agostinho Gomes nasceu no dia 21 de Fevereiro em Funchal, na Madeira. Maior parte da sua escolaridade foi feita no Funchal. Desde criança sempre teve um chamamento enorme pelas artes visuais e pela aventura.
Quis o destino que fosse o Algarve, o seu lugar de eleição para frequentar o curso superior de design de comunicação.
Fruto do seu contacto com as gentes, terras e sabores algarvios, foi ganhando um gosto especial pela gastronomia, principalmente na sua componente mais experimental e inovadora.
Formou-se no curso de gestão e produção de cozinha na Escola de Hotelaria no Algarve, regressou à sua terra de origem para estagiar no GreenValley no hotel Quinta da Serra, em Câmara de Lobos, com assinatura de Yves Gautier, o primeiro hotel de 5 estrelas do país com certificação biológica, onde criou as suas bases de cozinha internacional e BIO.
Foi por Tavira que acabou por apaixonar-se e decidir viver, após ter terminado o curso na Escola de Hotelaria.
Iniciou-se como cozinheiro de 2.ª em 2017 no restaurante “A Ver Tavira” e nos últimos anos aprimorou os seus conhecimentos mais técnicos, nomeadamente numa cozinha mais criativa e contemporânea, o que lhe permitiu aplicar a sua veia criativa e artística. Actualmente é sub-chefe de cozinha e chefe de Pastelaria no “A Ver Tavira”.
Francisco Avalada nasceu no dia 19 de Fevereiro de 1996 em Lisboa. Grande parte da sua escolaridade foi feita em Alcochete, mas o coroar da sua formação académica de secundário foi na terra de uma das suas origens: Alvaiázere. Foi nesta vila do centro interior que o Francisco cursou o seu ensino secundário por via do curso profissional de técnico de cozinha na Escola Tecnológica e Profissional de Sicó, com estágio no Restaurante Marques. O gosto pela gastronomia ganhou cada vez mais forca e os outros sonhos de menino foram-se diluindo, como aquele que o ligava aos aviões, por influência da profissão do pai. Estudou, depois, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve e, seguidamente, a esta formação, iniciou um percurso de estágios que lhe têm permitido continuar a aprender, numa demanda continua pelo fazer mais e melhor.
Estagiou no Restaurante Alfoz, no Pestana Carlton Madeira, no Le Rendez vous Restaurant em Vilamoura, no L’AND Vineyards em Montemor-o-Novo. Fixou-se no Algarve, é actualmente Júnior Sous Chef “A Ver Tavira” Restaurante, onde começou como estagiário em 2017. Continua todos os dias a sua demanda em aperfeiçoar a prática e refinar o seu palato, sempre na busca da excelência.
André Martins, nascido em Faro a 08 de Fevereiro de 1999, criado no Algarve, mais precisamente em Moncarapacho. Estudou o ensino básico na sua terra até o gosto pela cozinha despertar, muito por fruto das suas raízes.
Frequentou a escola de hotelaria e turismo de Faro entre 2015 e 2017, onde passou como estagiário no Cabanas Park, Vila Monte. Depois de algumas experiências profissionais enriquecedoras onde procurou sempre o seu crescimento profissional, chegou ao “A Ver Tavira” como cozinheiro de 1ª responsável pelo saucier.